Por Renan Santos
O campeão do
Campeonato Brasileiro de futebol deste ano está praticamente definido. Com uma
campanha atípica, o Corinthians disparou na liderança e fez com que seus rivais
desistissem da disputa pelo primeiro lugar, seja por achar muito improvável
alcançar o clube paulista, ou por priorizar outras competições. É o caso de
Grêmio, Santos, Palmeiras e Flamengo, que atualmente aparecem como os times
mais capacitados para a disputa na parte de cima da tabela.
Ainda restam 16
rodadas para o fim do Campeonato, mas com a falta de ânimo dos clubes na
disputa pela título, muitos torcedores também não fazem mais questão de
acompanhar a competição nacional, interferindo assim na audiência da TV. De
acordo com o blog do jornalista Rodrigo Mattos, esse fato vem preocupando a
Globo.
A transmissão de
jogos do Palmeiras, por exemplo, já chegaram a atingir a marca de 30 pontos
este ano na Grande São Paulo. Já no último jogo do clube paulista transmitido
pela emissora carioca, após a perda de ânimo do clube e da torcida, o índice
desabou para 16 pontos.
A Globo já levou essa
discussão para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que administra o
campeonato, e tenta encontrar uma solução para que a longo prazo a competição
não seja desvalorizada. O principal argumento seria o calendário do
Brasileirão, que coincide com o de outras competições como a Copa do Brasil e a
Libertadores, fazendo com que os clubes tenham prioridades.
A emissora e a
confederação não vêem muita lógica na decisão dos times de abrir mão da
principal competição nacional, já que as premiações são gordas (chegando a R$
18 milhões para o campeão), mas na prática, esse fator parece não ser
suficiente como método de motivação.
Nenhum comentário :
Postar um comentário