BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Viúva de piloto diz que falha técnica derrubou avião de Campos

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Viúva de piloto diz que falha técnica derrubou avião de Campos



A esposa do piloto Marcos Martins, que morreu no acidente aéreo que vitimou o ex-governador de Pernambuco e outras cinco pessoas, enviou uma carta ao ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) onde afirma que uma falha mecânica teria causado a queda da aeronave Cessna. Na carta de 16 páginas e escrita com a ajuda de consultores, Flávia Martins alega que os aviões da família Cessna Citation EXCEL (XL, XLS e XLS+) apresentam falhas nos estabilizadores horizontais. O acidente aconteceu no dia 13 de agosto do ano passado. 

A carta, datada de 6 de julho, foi encaminhada ao brigadeiro Dilton José Schuck, responsável pelo Cenipa. A Assessoria do brigadeiro informou que os dados apresentados pela família serão levados em consideração e que uma nota oficial sobre o andamento das investigações deverá ser divulgada ainda esta semana. 

Segundo a viúva, a falha no estabilizador teria colocado o avião com o nariz para baixo, o que tornaria insustentável o controle do avião. A falha pode acontecer caso o avião esteja acima da velocidade de 400km/h e os flaps forem recolhidos. No documento, ela relata que dois outros casos semelhantes já haviam sido notificados. A primeira ocorrência teria acontecido em 2 de dezembro de 2002, na Suíça (prefixo HB-VAA); e o, outro mais recentemente, em um avião que voava de Manaus para Orlando (prefixo PP-MDB). 

A afirmação vai de encontro ao que foi divulgado como fruto das investigações até o momento. Em janeiro, durante uma entrevista coletiva sobre o caso, os investigadores apontaram que os pilotos não teriam cumprido o planejamento previsto para o voo, mas disseram não ser possível afirmar que este desvio tivesse contribuído para o acidente. 

O acidente aconteceu em 13 de agosto de 2014, quando o candidato à presidência estava se dirigindo para um evento de campanha no litoral. O avião deveria ter pousado na base aérea do Guarujá, mas, depois de uma tentativa frustrada de chegar ao solo, acabou arremetendo e matou as sete pessoas que estavam a bordo. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário