BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Disputa pelo comando da Câmara de Barreiros vai parar na Justiça

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Disputa pelo comando da Câmara de Barreiros vai parar na Justiça



Após a tensa eleição pela Mesa Diretora da Câmara Municipal ocorrida no último domingo, dia 1º de janeiro, algumas pessoas ainda anda em dúvida quanto a validade do resultado que deu ao vereador Careca (PP), o direito de Presidir pelos próximos dois anos a Casa de Nilo Moraes, sede do Poder Legislativo Municipal.

Ao que parece, esta novela terá novos capítulos. Na manhã desta quinta-feira (05), chegou a informação de que vereadores da oposição impetraram na Justiça um Mandato de Segurança solicitando a suspensão do resultado e sugerindo a convocação de outra eleição.

Entenda o caso:

No dia 1º de Janeiro em um clima tenso e de grande expectativa, todas as atenções se voltaram para saber qual vereador levaria o posto mais cobiçado do legislativo municipal. Ao iniciar o processo de eleição, o vereador Careca chamou a atenção dos vereadores informando que seguindo o Regimento Interno da Câmara, o voto seria secreto. O vereador também fez questão de avisar que seria disponibilizada a cada um dos vereadores a caneta que serviria para a marcação da cédula de votação.

A partir daí, o ambiente na Câmara Municipal já não foi o mesmo. O clima de confraternização deu lugar ao acirramento político e ânimos exaltados. Inconformado com a decisão de ser disponibilizada a caneta para o qual cada vereador sinalizaria a sua preferência na cédula de votação, o vereador Henrique Produções foi taxativo ao afirmar que marcaria o seu voto com uma caneta de sua preferência e sugeriu a outros vereadores que fizessem o mesmo.

Após todos os 13 vereadores votarem, foi dado continuidade ao processo, desta vez, com a apuração dos votos. Entre os candidatos à Presidência, de um lado o vereador Careca e do outro o vereador irmão Linho.

Ao abrir as cinco primeira cédulas, o vereador Careca recebeu 3 votos contra 2 de irmão Linho.  Ao pegar a 6º cédula, foi constatado que a mesma estava marcada com caneta diferente da que foi oferecida, o que gerou questionamentos por parte do vereador Henrique Produções, que com o ânimo exaltado discordou da decisão do presidente de tornar nulo todo o voto ali expressado com outro caneta. O bate-boca foi inevitável entre os vereadores. Populares aproveitaram a ocasião para se posicionarem, uns a favor da decisão de Careca, outros em prol de Henrique.

Em meio a toda a polêmica, Henrique decidiu pegar as cédulas que ainda estavam na urna e as entregou a um popular. Com a temperatura alcançando níveis preocupantes, Careca decide por pedir reforço policial. Daí por diante, ficou impossível a contabilidade dos demais votos. Após muita discussão, Henrique, junto com alguns vereadores, decidiu abandonar o Plenário.

No final, com a impossibilidade de contabilizar os demais votos, Careca decide, em conjunto com um grupo de vereadores, anunciar como chapa vitoriosa a que até a apuração havia recebido a maior quantidade de votos. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário