BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Upae Garanhuns disponibiliza atendimentos especiais com linguagem em Libras

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Upae Garanhuns disponibiliza atendimentos especiais com linguagem em Libras


A assistente administrativa Cintya Santos, estudante do curso de administração, foi indicada pela UPAE Garanhuns para a realização do curso de Libras, que é oferecido pela GRE - Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional. Cintya iniciou as aulas no começo do ano, em uma turma de 30 pessoas, e que já está no módulo intermediário.

Tendo já passado pelo módulo inicial, de 60h/a, e que durou quatro meses, Cintya já consegue se comunicar com surdos, auxiliando nos atendimentos especiais a estes pacientes na UPAE Garanhuns. "Já tivemos algumas oportunidades nas quais a a nossa funcionária capacitada em Libras auxiliou o atendimento, proporcionando total entendimento entre o paciente e o médico, por conta disto, estaremos ofertando o curso de libras a outros funcionários de nossa unidade" - relata o Coordenador Geral, Gustavo Amorim. Os funcionários capacitados em Libras estarão à disposição de todos os setores da Upae Garanhuns.

CURSO DE LIBRAS
O curso é gratuito, um dia por semana, e as aulas acontecem na Escola Lions, em Garanhuns, da Rede de Educação do Estado, ministradas pelo intérprete de libras Josivaldo Lucena e pelo instrutor Felipe Pires, que é surdo, e tem realizado um trabalho elogiado na ampliação de profissionais com domínio da linguagem em libras na região.
Os participantes, após concluírem os módulos inicial, intermediário e avançado, que juntos duram pouco mais de um ano, recebem certificados e estão aptos a serem intérpretes, após exame de proeficiência, tornando-se habilitados inclusive profissionalmente.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

No dia em que colhemos estas informações, a turma de Libras 2016, realizava uma atividade de teatro onde contava um pouco da história da Língua Brasileira de Sinais, que é inclusive, considerada oficial no Brasil. Ao final, o instrutor Felipe Pires recebeu uma bela homenagem dos seus alunos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário