BLOG DO JAKSON FITIPALDI: JOSÉ CARDOSO – 24 Anos sem o Homem do Povo

sábado, 30 de abril de 2016

JOSÉ CARDOSO – 24 Anos sem o Homem do Povo


Neste sábado, 30 de abril de 2016, completam 24 anos que a suíça pernambucana perdeu uma de suas maiores lideranças políticas. O ex-vereador e ex-deputado estadual José Cardoso da Silva, que nasceu em Garanhuns, em 24/10/1927, teve uma infância humilde mas sempre pautada na honradez e valores que sempre fizeram dele um exemplo de homem público.

Antes de ingressar na política foi radialista, em 1950, na ZYK 23 ( na antiga rádio Difusora de Garanhuns), com o programa "Desfile das Cinco". Um ano depois de sua estreia como locutor, começa a sua trajetória política com o mesmo brilho, foi vereador por dois mandatos, nas eleições de 1959 foi o vereador mais votado do interior de Pernambuco.

A sua trajetória política alcançou voos mais altos, foi deputado duas vezes em mandatos distintos. O primeiro mandato em 1963 a 1964, época em que seus direitos políticos foram cassados. Seus sonhos políticos não acabaram com a ditadura. Com anistia em 1979 José Cardoso volta para a sua grande paixão, a política e as causas sociais . Em 1987, assume o mandato de Deputado Estadual.

Na época, foi vice-líder do PDT, na Assembleia. Foi Constituinte em 1989. Em 30/04/1992, Garanhuns perdia seu maior líder popular, às vésperas de uma eleição para prefeito, Zé Cardoso liderava as pesquisas, era vez e a hora do povo.



MANDATO DE ZÉ CARDOSO É DEVOLVIDO À MARGARIDA

Em junho de 2012, a Assembleia Legislativa de Pernambuco prestou homenagem e devolveu o mandato a 24 deputados estaduais que foram cassados pelo regime militar implantado no Brasil após o golpe de 1964.

Na época, Margarida Cardoso ao lado do então Deputado Estadual  Izaías Régis, era só alegria ao ter em mãos o diploma do esposo, devolvendo o mandato de José Cardoso, que foi cassado pelos militares.



19/12/2003 - INAUGURAÇÃO DA PE–177 RODOVIA DEPUTADO JOSÉ CARDOSO DA SILVA 

Roberto Cardoso (já falecido), filho mais velho de Zé Cardoso, discursou emocionado na Inauguração oficial da Rodovia que recebeu o nome de seu pai¨. Ele lembrou a trajetória política e a origem humilde do deputado do povo.

Lembrou dos anos de chumbo, uma época negra na história do Brasil onde a democracia foi banida e os homens que defendiam uma sociedade mais justa foram cassados como bandidos. Falou da dignidade desse homem que apesar do cerceamento não foi capaz de abandonar a luta pelos mais humildes, sendo um dos políticos mais expressivos na história de Garanhuns.


Zé Cardoso foi homenageado por seus amigos tendo emprestado seu nome também a Ceaga( Centro de Abastecimento de Garanhuns), a uma rua no Parque Fênix e a sala de Imprensa da Câmara Municipal de Garanhuns.









Um comentário :