BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Instituto Histórico de Garanhuns consegue edição do Diário de Pernambuco de 1915 com a relação dos primeiros alunos do Diocesano

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Instituto Histórico de Garanhuns consegue edição do Diário de Pernambuco de 1915 com a relação dos primeiros alunos do Diocesano


No curso das homenagens ao centenário Colégio Diocesano de Garanhuns, os pesquisadores e membros do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns conseguiram em uma edição do Diário de Pernambuco, de 29.11.1915, a relação dos seus primeiros alunos, àqueles que sob a direção do Cônego Benigno Lyra e do Mons. José Antero e Padres Eustachio de Queiroz e João Olympio, iniciaram as atividades no dia 21 de março de 1915.
     Mons. Adelmar da Mota Valença, ao assumir a direção do Colégio em fevereiro de 1938, percebeu que os arquivos da secretaria, do período de 19015 a 1926 haviam sido destruídos, certamente pela umidade e outras dificuldades da época, inclusive a mudança gradual entre 1920 e 1925 para o novo prédio.

    O vice-presidente do IHGG, Audálio Ramos Machado Filho, autor da pesquisa, anunciou a feliz descoberta; e o prof. Claúdio Gonçalves, presidente do IHGG entregou quadro com a relação ao Diretor do Diocesano, Prof. Albérico Vilela, na sessão solene onde a Câmara Municipa homenageou os 100 anos de "Ciência e Fé" do nosso Ginásio. Eis a relação dos alunos precursores:

1º ano ginasial: Adalberto Brasileiro, Alceu Godoy de Mendonça, Heronides Nunes de Arruda, João Vieira, José Cyríaco Bezerra das Neves, Miguel Dantas, Satyro Ivo da Silva Filho, Sebastião Brasileiro.

3ª classe primária - Deoclides Rezende Pereira, Emmanuel Vianna, Humberto Pontes Lyra, José Aryl Pontes Lira, Manoel Gomes Baptista, Milton Maciel, Ruben de Oliveira.
2ª classe primária - Antonio Teixeira Ribeiro, Edízio Rezende Pereira, Heronides de Barros Campello, João Ferreira Caldas, Napoleão de Barros Campello.

1ª classe primária - Alberto de Barros, Elpídio Brasileiro Cavalcante, Francisco de Barros, Hermillo da Costa e Silva, José Maria Dourado Souto, Júlio Galvão, Pedro Galvão, Pedro Paulo da SIlva Telles.



Nenhum comentário :

Postar um comentário