BLOG DO JAKSON FITIPALDI: UM HOMEM CHAMADO EDUARDO CAMPOS

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

UM HOMEM CHAMADO EDUARDO CAMPOS

O próximo dia 13 de agosto completa um ano da morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. 
O Partido Republicano Brasileiro em Pernambuco, registra a sua homenagem. 

Quando jovem. Campos se formou em economia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1985, período em que começou sua militância política, como presidente do Diretório Acadêmico. 








Nos autos da história política brasileira, alguns poucos homens marcaram positivamente as páginas desta ciência. Uns tanto alvoroçados outros destemidos, mas todos comprometidos pela raça e pela dor daqueles que sofreram e temeram o braço forte dos que oprimiam.

Pernambuco nos seus anais registrou os mais bravos brados traduzidos na dor do povo sertanejo. De um povo muito bem descrito pelos quadros de Cândido Portinari e pelos literatas, Gonçalves Dias, Euclides da Cunha e João Cabral de Melo Neto; daqueles geralmente esquecidos, de pés descalços e chapéu de palha, de ‘’Morte e vida Severina’’.

Logo, lá no fim, surgia uma esperança de uma vida mais digna, com água na torneira com comida na panela de barro. Essa esperança tinha nome, Eduardo Campos.  O jovem aguerrido de sangue político e olhos de águia nascia entre o povo pernambucano e mais tarde se tornaria o governador mais votado da contemporaneidade.  Amado, querido, Campos queria voos mais altos, sonhava em servir ainda mais o seu povo. Desta vez, envolvido pelo sentimento de pátria e desejo de mudança, queria servir ao Brasil.

Uma frase se tornaria a trilha sonora cantada e contada por toda a sua história, dizia Eduardo: ‘’Não vamos desistir do Brasil’’. Assim os ventos levavam esta canção aos ouvidos da dona de casa, do trabalhador, do sertanejo do povo brasileiro. Uma esperança se erguia: Eduardo Campos.   

Levaria tempos e tempos tentando descrever a coragem daquele que, foi, é, e sempre será um dos maiores nomes da histórica política brasileira. Sim! Eduardo Campos se tonou um dos exemplos mais cobiçados de popularidade, simplicidade, humildade e tantos outros atributos que vêm com a vida, com o quanto você se dispõe a aprendê-los, a recebê-los e, a ouvi-los. Campos tinha em mãos o desejo sincero de mudar a cara do Brasil. 

Acreditava numa nova política, dormia e acordava sonhando e apostando num novo país. As suas atitudes, o seu comportamento, traduziam esse anseio tão latente.

Um ano depois de sua morte, Campos está tão mais vivo do que nunca na memória do povo pernambucano. As obras de Campos falam por ele. Por todo o estado se veem construções e feitos, nas áreas de saúde saneamento, educação e, lá se vai a lista no coração de todos nós, fortalecida pela eterna lembrança de um homem chamado Eduardo Campos.   

Ossesio Silva
presidente em exercício PRB-PE

 Carlos Geraldo
presidente licenciado do PRB-PE





Nenhum comentário :

Postar um comentário