BLOG DO JAKSON FITIPALDI: LEGISLANDO: App permite criar projeto de lei

domingo, 10 de maio de 2015

LEGISLANDO: App permite criar projeto de lei


Imagine seu projeto de lei tramitando na Câmara Municipal do Recife ou até na Assembleia Legislativa de Pernambuco. É o que a rede de mobilizações na internet Nossas Cidades está propondo com o lançamento de sua nova plataforma, o Legislando, um aplicativo que promete encurtar os caminhos que possibilitam a iniciativa popular, incentivando a participação da sociedade civil na atividade parlamentar. 

A ferramenta foi lançada no final do mês passado, mas só deve chegar ao Recife, uma das sete capitais onde a rede passará atuar, a partir da segunda quinzena do mês atual. Em breve, o Meu Recife começa a funcionar num charmoso sobrado no Bairro do Recife, Centro da cidade. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para os cidadãos do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde o Nossas Cidades se desmembra em Meu Rio, a sede do grupo criado em 2011, e Minha Sampa, que está prestes a completar um ano de existência. A rede planeja se instalar em 20 cidades nos próximos cinco anos. 

A sugestão do projeto de lei se dá de forma simples no Legislando, como descreve João Senise, coordenador geral de mobilizações Meu Rio. “Eu escrevo um texto-base e deixo um tempo aberto na plataforma para colaborações. Depois desse período, escolhido pelo próprio iniciador do projeto, ele fica pronto para o que a gente chama de adoção parlamentar”, resume Senise, autor dos primeiros projetos publicados no Legislando, entre os quais um que propõe a proibição do uso de bala de borracha no estado do Rio de Janeiro. Em contrapartida, os deputados e vereadores cadastrados também podem publicar projetos seus na plataforma a fim de ouvir sugestões e sentir a recepção popular da proposta. 

O usuário manifesta apoio clicando num ícone, uma espécie de “curtida”. Outro ícone, exclusivo para os parlamentares, é usado para que adotem uma proposta de iniciativa popular, se comprometendo a apresentá-la na casa legislativa em que atuam, estadual ou municipal. “A população está muito focada em Brasília, mas a maioria das decisões que afetam a vida cotidiana está nas câmara municipais e nas assembleias legislativas”, avalia Senise. 

Ferramentas para a democracia direta 

Após um mês de treinamento e imersão no Meu Rio, os pernambucanos Fernando de Holanda e Isabel Cavalcanti, co-fundadores do Meu Recife, já começam a buscar a adesão dos políticos locais ao Legislando. “Nos dispomos a fazer um treinamento com suas equipes de gabinete”, garante Fernando, informando que o vereador do Recife André Régis (PSDB) foi um dos parlamentares que se mostraram dispostos. “Toda ferramenta que tem por objeto possibilitar uma aproximação entre o eleitor e o representante é importante. Isso pode melhorar a qualidade do produto, digamos, entregue pelo parlamentar para a sociedade”, esclareceu o tucano, procurado pela reportagem. 

O cientista político e social mineiro Rudá Ricci vê o Legislando como uma modernização de uma dinâmica que já ocorre na Europa, a exemplo dos parlamentos jovens, que funcionam como conselhos consultivos do parlamento oficial para pautas sobre a juventude. Ricci conta que eles tem grande poder de influência em países como Portugal. “Do ponto de vista histórico, já existe algo parecido, mas mais tradicional e menos potente do que esse que está sendo proposto no Brasil, pois não está estruturado na internet”, compara. 

Ele lembra ainda a Constituição da Islândia de 2008, um dos casos mais recentes de participação popular no processo legislativo. A comissão de 25 cidadãos sem mandato criada para a elaboração de uma nova Constituição recebeu pela internet cerca de 15 mil propostas de artigos. “No Brasil, esses conselhos populares costumam estar vinculados ao Poder Executivo, que não é responsável por criar a legislação. Esse é o caminho que eu venho sugerindo para politizar as redes sociais no nosso país. Elas ainda não são amplamente usadas para propor um país melhor”, conclui. 

Confira o vídeo com Fernando de Holanda e Isabel Cavalcanti sobre o Legislando e o Meu Recife:




Nenhum comentário :

Postar um comentário