BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Sábado é o Dia D de vacinação contra a influenza

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Sábado é o Dia D de vacinação contra a influenza



Neste sábado (13) ocorre em todas as cidades do Brasil o dia D da vacinação contra a Influenza A(H1N1), A(H3N2) e B. Os postos de saúde estarão abertos para atender a população em geral, principalmente os grupos prioritários que são público-alvo da vacinação. Até a última quinta-feira (11) foram imunizadas cerca de 637 mil pessoas no Estado.

Cerca de 1,6 milhões de pessoas ainda devem tomar a vacina, que protege de todos os tipos de Influenza. As vacinas têm validade de um ano e estará disponível em cerca de 5 mil postos de saúde do estado de Pernambuco. Ainda serão instalados postos móveis em diversas cidades que irão dá celeridade a imunização.

Os grupos prioritários são formados por idosos, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde.

A campanha terá duração até o dia 26 deste mês e o Ministério da Saúde destaca que quem tomou no ano passado, e esteja enquadrado nos grupos prioritários, terão que se imunizar novamente nesta campanha.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. Pessoas que tem alergias a ovo, que apresentem apenas urticaria após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

SRAG E INFLUENZA – Em 2017, até 22.04, ocorreram 537 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com 42 confirmações para influenza A(H3N2) e 4 para influenza B. Em 2016 foram 439 casos de SRAG, com 56 confirmações para influenza A(H1N1) e 2 para influenza B. Em relação aos óbitos, houve 1 para influenza A(H3N2) neste ano. Em 2016, foram 15 para influenza A(H1N1), além de mais 1 por influenza A não subtipada.


Nenhum comentário :

Postar um comentário