BLOG DO JAKSON FITIPALDI: AGORA É LEI – Proposta do deputado Ossesio proibi prática do trote em alunos calouros de PE

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

AGORA É LEI – Proposta do deputado Ossesio proibi prática do trote em alunos calouros de PE




Em  Pernambuco, uma nova lei pretende pôr fim às brincadeiras promovidas por universitários veteranos para recepcionar os novatos. A lei estadual nº 15.924/2016 proíbe a realização do trote estudantil aos alunos calouros nas instituições de nível superior, públicas ou privadas localizadas no estado e foi sancionada no dia 22 de novembro.

Autor da proposta, o deputado Ossesio Silva (PRB) conta que a matéria foi submetida à apreciação da Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2013, mas foi arquivada. O projeto voltou a tramitar este ano, sendo aprovado pelas comissões temáticas e, em seguida, no plenário da Casa. Ossesio esclareceu que o objetivo não é proibir a brincadeira, mas coibir os abusos.

“A ideia é que não hajam trotes desumanos, que tragam prejuízo físico ou emocional. Eu me baseei no sacrifício da família e do jovem, que espera tanto do sonho, e, de repente, numa brincadeira estúpida, é destruído o sonho ou a alegria de ter entrado na faculdade”, explicou o parlamentar.

A nova lei deposita nas instituições de ensino a responsabilidade de prevenir que os trotes sejam promovidos, podendo “solicitar o reforço de segurança policial ou particular”. Também cabe à administração das faculdades punir os alunos que infringirem a norma, com penalidades administrativas, “incluindo a expulsão da universidade, sem prejuízo das sanções penais e cíveis cabíveis”, determina o texto, que só abre exceção para o que chama de “trotes solidários”.

Fonte: G1 com informações da Ascom do deputado Ossesio SIlva

Nenhum comentário :

Postar um comentário