BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Sucesso de público marca última noite do FIG 2016

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Sucesso de público marca última noite do FIG 2016


O polo principal do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Praça Cultural Mestre Dominguinhos, ficou lotada na noite desse sábado (30) e madrugada de ontem (31). De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 52 mil pessoas estiveram prestigiando o encerramento do evento, número que, somado às pessoas que formavam filas no entorno da praça para conseguir um espaço e assistir aos shows. Com uma média de 16ºC de temperatura e pancadas de chuva, a cidade estava vestida com a estação, fazendo jus a um dos principais símbolos do festival. 

A primeira atração da noite foi a cantora garanhuense Kiara Ribeiro. Se apresentando pela quinta vez no FIG, a cantora levou para a plateia o show intitulado “Todos os Sons, Todas as Cores” – na noite, ela trouxe interpretações variadas, viajando por diversas vertentes, envolvendo o público com a essência de sua música expressa pelo som percussivo.

Logo em seguida, quem subiu ao palco o cantor e compositor Sérgio Roberto Veloso, mais conhecido pelo nome artístico de “Siba”. Considerado por muitos como um dos melhores músicos pernambucanos, o artista apresentou canções do álbum “De Baile Solto”, lançando em 2015. Um show repleto de ciranda e maracatu de baque solto. 
Com 15 anos de carreira, o forró da banda caruaruense Fulô de Mandacaru invadiu a Praça Mestre Dominguinhos. A banda, liderada pelo trio de forrozeiros Armandinho, Pingo Barros e Bruno Mattos logo teve o retorno do público numa interação que resultou num grande coral.



E a atração responsável pelo encerramento do FIG foi a banda de rock Biquíni Cavadão. Formada em 1983, no Rio de Janeiro (RJ), o grupo apresentou diversos sucessos do disco “Me leve sem destino”, celebrando 30 anos da banda.

Um comentário :

  1. A noite de encerramento foi a primeira e única noite dos dez dias de evento que superlotou a praça sendo obrigado o fechamento do local.
    Esse ano o festival acendeu O SINAL DE ALERTA, pois teve a programação da FUNDARPE divulgada praticamente na véspera do evento, com 80% das atrações repetitivas, e seis noites de shows com um publico muito pequeno. Isso foi perceptível devido ao pouco movimento na cidade nos bares restaurantes e supermercados. Em anos anteriores circulavam na cidade cerca de 6oo mil pessoas nos dez dias de evento, este ano aproximadamente cerca 250 mil pessoas prestigiaram a festa.

    Segundo registro do site INPE do Instituto nacional de pesquisas espaciais, a temperatura foi de 15 graus, com sensação térmica de 13. Além da bela garoa, teve muita chuva embelezando a linda Garanhuns.
    Apesar disso algumas observações precisam ser MELHORADAS pela prefeitura.
    1. Houve um excesso de barracas dentro da praça, ocupando um grande espaço, que poderia ser do publico da última noite, o camarote da acessibilidade num local inapropriado e praticamente vazio nos dez dias de evento.
    2. Em 2017, a prefeitura precisa contratar grandes ARTISTAS INÉDITOS para melhorar o evento, para superlotar a cidade pelo menos 5 dias antes que o prejuízo seja maior.
    3. Foi muito bom a volta do circo para dentro do Parque Euclides Dourado, e o novo local do palco do pop/forro, na parte externa.
    3. É bom ressaltar que o evento acontece nas férias e tem que aproveitar a época que as pessoas estão afim de viajar.
    Marina Guimarães

    ResponderExcluir