BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Terra tremeu em cidades do Agreste de Pernambuco e Alagoas

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Terra tremeu em cidades do Agreste de Pernambuco e Alagoas


A terra tremeu em vários municípios do Agreste de Alagoas e do estado de Pernambuco na madrugada desse sábado (23). O fenômeno foi registrado pelo Centro Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O fenômeno foi sentido pelos moradores de Arapiraca, Palmeira dos índios, Igaci, Craíbas com uma intensidade maior em Caruaru no Agreste de Pernambuco e outros municípios da região.

Em São Caetano e Caruaru, no Agreste de Pernambuco, de acordo com Eduardo Menezes, sismólogo do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), "foram mais de 85 tremores até às 17h na região Agreste, que são registrados pela estação mas não são sentidos pela população. O epicentro do fenômeno foi em São Caetano. O abalo atingiu um raio de 50 quilômetros", explicou.

Segundo o sismólogo, municípios vizinhos no Agreste de Pernambuco,  também sentiram o tremor. Moradores de outras cidades relataram em redes sociais que também sentiram os abalos: Toritama, Agrestina, Riacho das Almas, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Tacaimbó e Camocim de São Félix, no Agreste; além de Catende, Água Preta, Belém de Maria e Palmares, na Mata Sul do Estado.

Renan Lima é formado em Relações Internacionais e mora em Caruaru, também no Agreste. Ele é uma das pessoas que sentiu o abalo. "Foi o mais forte que já presenciei", relatou.


A estudante Paula Gabriela Oliveira disse que estava em casa com filho quando sentiu o tremor. "Foi bem forte. Depois ouvi um barulho pequeno de algo quebrando na sala. Quando percebi, vi que uma parte do gesso havia rachado", relatou a moradora de Caruaru.


Um comentário :

  1. A TERRA AVISA, AUTORIDADES DO MUNDO INTEIRO TEM DIAGNÓSTICOS PARA ESTES CASOS, NADA É FEITO, NEM SUGERIDO. QUANDO O MAL MAIOR ACONTECE VEM AS LAMENTAÇÕES. CIDADES COMO CARUARU NO MEU ENTENDER, JAMAIS DEVERIA AUTORIZAR CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS DO PORTE QUE ESTÃO CONSTRUINDO, SEM SEGURANÇA CONTRA TERREMOTOS. O AVISO ESTÁ DADO.

    ResponderExcluir