BLOG DO JAKSON FITIPALDI: “TCEndo Cidadania” Conselhos Municipais de Garanhuns participam de formação

sábado, 7 de maio de 2016

“TCEndo Cidadania” Conselhos Municipais de Garanhuns participam de formação

por RUTHE SANTANA


Fiscalizar e orientar a gestão pública em benefício da sociedade. Esse é o principal objetivo do curso que os membros dos conselhos municipais de Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado, estão participando.

A formação foi realizada pela Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECOBG), por meio do programa de estímulo ao controle social denominado “TCEndo Cidadania”. O curso foi realizado na última quinta-feira (05), no auditório do Centro Administrativo.

Os conselhos municipais configuram um dos principais instrumentos de representação legítima da sociedade de forma paritária para discutir no âmbito local as mais diversas políticas públicas nas áreas de saúde, educação, habitação, segurança, saneamento, criança e adolescente, por exemplo.

A perspectiva do curso é capacitar os membros dos diversos conselhos municipais nas temáticas relacionadas à administração pública, para que estes representantes da sociedade desempenhem efetivamente as suas funções.

A coordenadora de apoio do Curso de Gestão Pública para Membros de Conselhos, Verônica Cabral falou sobre a importância do curso. “Nessa capacitação, os membros dos conselhos podem reconhecer melhor o seu papel diante da sociedade. Podem entender a sua situação e como eles podem agir, entendendo toda a questão burocrática de um conselho. Ficamos felizes por essa demanda partir de Garanhuns para o tribunal, pois mostra a busca do município em aprimorar o seu trabalho e oferecer o seu melhor para a sociedade”, finalizou.

A forte atuação dos conselhos no município representa a transparência do Governo Municipal para com a população. A importância das capacitações é justamente o fortalecimento da participação da sociedade civil nas decisões de governo, e a gestão municipal daqui de Garanhuns tem se mostrado muito sensível neste sentido”, afirmou a secretária-executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Mariza Marques.





Nenhum comentário :

Postar um comentário