BLOG DO JAKSON FITIPALDI: GOVERNO TEMER: Ministros empossados de olho nas urnas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

GOVERNO TEMER: Ministros empossados de olho nas urnas


O ministério formado pelo presidente em exercício Michel Temer será marcado pelas pretensões eleitorais. Dois dos 23 ministros recém-empossados almejam ocupar o principal gabinete do Palácio do Planalto e pelo menos outros 13, que saíram do Congresso, devem tentar renovar os mandatos de deputado ou senador ou planejam voos mais altos. 

Duas vezes candidato ao Planalto, o novo titular do Itamaraty, José Serra (PSDB), segue como uma das opções tucanas para a disputa presidencial de 2018, ao lado do senador Aécio Neves (MG) e do governador Geraldo Alckmin (SP), ambos também com uma candidatura nacional no currículo. Peemedebistas não descartam um cenário em que, caso Serra seja preterido na disputa interna do PSDB, o ministro migre para o PMDB e seja o nome à eventual sucessão de Temer com respaldo do Planalto. Na busca de apoio para a aprovação do impeachment, o presidente em exercício declarou publicamente que não será candidato à reeleição se efetivado no cargo.

Outro nome que pode despontar como futuro candidato ao Planalto é o homem forte da Fazenda na gestão Temer. Se conseguir reaquecer a economia e apresentar bons indicadores, Henrique Meirelles terá condições políticas de colocar seu nome como opção para a corrida presidencial. O ex-presidente do Banco Central do governo Lula atualmente é filiado ao PSD, pelo qual cogitou disputar a Prefeitura de São Paulo, em 2012. Em 2010, então filiado ao PMDB, Meirelles chegou a ser cotado para vice de Dilma. 

Na equipe de Temer há também ministros que já foram ou querem ser governador em seus estados. O titular da Educação e Cultura, deputado Mendonça Filho (DEM), já ocupou a chefia do Executivo em Pernambuco, após a renúncia de Jarbas Vasconcelos (PMDB), e agora traça planos para chegar ao cargo pela via eleitoral. Outra opção é se candidatar ao Senado em uma aliança com o atual governador, Paulo Câmara.


Outro pernambucano, o tucano Bruno Araújo, titular da pasta de Cidades, está no terceiro mandato como deputado federal e, antes de ser escolhido ministro já havia manifestado a vontade de tentar uma candidatura ao Executivo, mesmo que corra o risco de ficar sem mandato a partir de 2019. 

Filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, disputou o governo paraense em 2014 e deve tentar o posto novamente daqui a dois anos. Situação semelhante à do titular do Turismo, Henrique Alves, que foi derrotado na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte em 2014 e já é virtual candidato em 2018. 

Outro peemedebista, Geddel Vieira Lima, da Secretaria-Geral de Governo, não conseguiu chegar ao Senado em 2014, mas em 2018 pode tentar o Executivo baiano. Aliado do governador Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, se filiou em 2015 ao PSDB com a intenção de disputar a Prefeitura de São Paulo. Não conseguiu se viabilizar, mas é considerado por tucanos paulistas como opção para a sucessão no Palácio dos Bandeirantes.

Na equipe ministerial de Temer, outro nome que almeja o governo paulista é Gilberto Kassab (PSD), que foi titular de Cidades com Dilma e agora comanda a pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.




Nenhum comentário :

Postar um comentário