BLOG DO JAKSON FITIPALDI: III Viva Dominguinhos teve público superior a 110 mil pessoas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

III Viva Dominguinhos teve público superior a 110 mil pessoas


Garanhuns se despediu, na madrugada do último domingo (24), da terceira edição do Viva Dominguinhos. Foram três dias – de 21 a 23 de abril – de muita música e tributo cultural ao eterno mestre José Domingos de Moraes. O evento, contou com 12 shows no palco principal e outras mais de 10 apresentações, incluindo o projeto Roda de Sanfona, no 
Espaço Colunata.

A festividade integra o calendário de eventos do município desde o ano de 2014. De lá pra cá, as expectativas têm se superado sempre. Neste ano, por exemplo, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação nos meios de hospedagem ficou em 95%; quanto à comercialização de alimentos e bebidas, a movimentação ficou em 70%; no artesanato, o registro da movimentação ficou em torno em 50% nas vendas. A realização da primeira Caminhada do Forró, que aconteceu no sábado (23), também movimentou ainda mais os dias de festa.

Os moradores e turistas também puderam acompanhar, paralelamente ao Viva Dominguinhos, da quinta ao domingo, a “Feira do Parque”. A iniciativa de uma associação, que conta com a parceria das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Cultura e Desenvolvimento Econômico; além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), comercializa artesanato, itens alimentícios e plantas ornamentais. O balanço da feira foi bastante expressivo – registrando mais de 23 mil reais em vendas.

O público total do evento ultrapassou as 110 mil pessoas, segundo apurado pela organização do evento e dados da Polícia Militar (PM).



Dominguinhos em Quadros – Transferindo para a pintura a essência do trabalho de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, dois artistas plásticos de Garanhuns contribuíram, neste ano, com a execução do projeto de intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros”. O resultado está à mostra nos muros do Casarão de Ferreira Costa, na avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. A ação fez parte da proposta da terceira edição do Viva Dominguinhos.

Com o intuito de aproximar os garanhuenses da história desse grande artista, Rubens Costa e Espedito Dias ilustram com tinta algumas imagens e letras de músicas, que retratam a história de vida e da obra de Dominguinhos. O projeto, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, teve início no ano passado e ganhou repercussão positiva entre moradores e turistas.

Desmistificando a Sanfona – A iniciativa, que está incluída na proposta de resgate cultural que homenageia o Mestre Dominguinhos durante a realização do Viva Dominguinhos, passou por escolas da Rede Municipal, Estadual e Privada. No total, nove instituições receberam a ação.

Os alunos contaram com aulas-espetáculo, conduzidas pelo professor de sanfona Éder Santos Batista. O mesmo apresenta noções de como o instrumento é tocado, sua sonoridade e notas musicais. O momento também expôs um resumo sobre a vida e a obra do grande mestre garanhuense.


Caminhada do ForróUm dos destaques da terceira edição do Viva Dominguinhos,  a Caminhada do Forró, reuniu os amantes do ritmo e artistas se reuniram, seguindo em cortejo até o palco do Espaço Colunata, no Centro da cidade. Foi a primeira vez que a atividade foi incluída na programação do evento, com o intuito de promover a cultura regional pelas ruas do município.
Apresentações de bacamarteiros, grupos de xaxado e banda de pífanos foram responsáveis pela animação dos caminhantes. Entre as atrações estavam O Trio Forró Pé de Serra, a Associação dos Bacamarteiros de São João, banda de pífanos Esquenta Mulher, de Lajedo (PE); grupo cultural Flor de Mandacaru, de Iati; e o grupo cultural Valentes do Forró de Garanhuns.


Nenhum comentário :

Postar um comentário