BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Governo Municipal e PROERD formam novos alunos em Garanhuns

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Governo Municipal e PROERD formam novos alunos em Garanhuns


O Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Educação e  Esporte e a Coordenação Estadual do Programa Educacional  de resistência ás Drogas e à Violência (PROERD) realizam nos dias 08, 10 e 15 de dezembro, as solenidades de formatura dos novos alunos do projeto.  

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste, em uma ação conjunta da Polícia Militar de Pernambuco, através do Policial Proerd, da Escola, através de professores, especialistas e estudantes, e da Família, representada pelos pais e pela comunidade, todos unidos no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

O Programa foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992. Em seguida, no ano de 1993, o programa foi recepcionado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Daí em diante, o Proerd se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país.

COMO É O CURSO?

O Proerd é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças e adolescentes na faixa etária a partir da educação infantil, 5º, 6º e 7º ano, especialmente o 5º ano do ensino fundamental.

O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dez semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd.

A atuação dos policiais instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial na comunidade, dentro do modelo de gestão integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.




Nenhum comentário :

Postar um comentário