BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Casos de microcefalia já são 1.248 no Brasil e 646 em Pernambuco. Cientistas dos EUA vêm ao Recife para investigar casos

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Casos de microcefalia já são 1.248 no Brasil e 646 em Pernambuco. Cientistas dos EUA vêm ao Recife para investigar casos


Em uma semana, o número de casos de microcefalia notificados em Pernambuco aumentou cerca de 30%. O Ministério da Saúde divulgou ontem atualização dos dados e revelou que a quantidade de notificações no estado saltou de 487 para 646. O boletim epidemiológico informou ainda que, até sábado, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 estados e do Distrito Federal, ou seja, um aumento de 70% nos casos do país em relação ao boletim anterior, que informava 739 casos suspeitos de microcefalia.

No dia 17 deste mês, o Ministério da Saúde divulgou que Pernambuco havia notificado 268 casos. Já no boletim divulgado no último dia 24, a quantidade dobrou e chegou a 487. Com a atualização feita ontem, Pernambuco continua tendo o maior número de casos do país. Em seguida, estão os estados da Paraíba, com 248 casos, e Rio Grande do Norte, com 79 notificações.

Sergipe aparece na quarta posição, com 77 casos suspeitos, seguido de Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) e Maranhão (12). O estado de Goiás tem dois casos suspeitos. Mato Grosso do Sul e Distrito Federal aparecem com uma notificação cada.

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Controle de Doenças (CDC, do inglês Centers for Disease Control and Prevention), dos Estados Unidos, já está no Brasil para ajudar na investigação dos casos de microcefalia. Desse grupo, dois cientistas virão ao Recife, mas ainda sem data confirmada de chegada. Os norte-americanos estão no país a convite do governo brasileiro.

De acordo com a Agência Estado, eles vão ajudar na análise dos mecanismos que levaram à epidemia e participar de discussões com pesquisadores brasileiros sobre a capacidade do zika vírus de matar. O Ministério da Saúde foi notificado pelo Instituto Evandro Chagas sobre duas mortes relacionados ao zika. As análises indicaram que o vírus pode ter contribuído para agravamento dos casos e levado aos óbitos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário