BLOG DO JAKSON FITIPALDI: CALOR - GARANHUNS 40 GRAUS

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CALOR - GARANHUNS 40 GRAUS



Garanhuns teve mais um dia com tempo quente e seco nesta quarta-feira (25). Segundo o Climatempo site especializado em divulgar as condições climáticas em todo o país, a temperatura máxima chegou aos 33°, porém os termômetros da cidade marcaram temperaturas mais elevadas.

Na avenida Rui Barbosa, os termômetros marcaram 40 graus. A umidade do ar está baixa e a falta de chuva também contribui para o aumento do calor. Até agora ainda não há previsão de chuvas para os próximos dias, até o final do mês.

Tire suas dúvidas sobre a medição de temperatura

A temperatura que a gente sente é maior ou menor do que marca o termômetro?
O que a gente sente "na pele" é a chamada sensação térmica, uma combinação de fatores como temperatura, vento e umidade do ar. O vento facilita o mecanismo de evaporação do suor do corpo, que é a troca de calor do corpo com o ambiente, para que o corpo mantenha sua temperatura. Quanto mais vento, mais fácil a evaporação do suor, e mais o corpo resfria. Com relação à umidade do ar, quanto maior, mais difícil será para o suor evaporar e, por consequência disso, maior a dificuldade do corpo para se resfriar.

Afinal, a gente sente mais calor quando a umidade do ar está alta ou baixa?
Os dois, por razões diferentes. Quando a umidade relativa do ar está muito alta, o desconforto se dá porque a transpiração fica dificultada. Quando a umidade é muito baixa, há o ressecamento das vias respiratórias, o que complica a respiração.

Os termômetros de vidro erram menos do que os digitais?
Não necessariamente. Há termômetros eletrônicos de alta precisão, outros com tecnologia inferior. A vantagem do termômetro de vidro é que o material utilizado sofre menos com a ação do tempo do que o equipamento digital e tem maior resistência ao calor. O termômetro digital tem uma vida útil menor por ser baseado em chips ou sensores eletrônicos. É recomendada a recalibração anual dos termômetros digitais para corrigir eventuais erros de medição.


Acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias: (Climatempo)






Um comentário :

  1. Esses relógios de GARANHUNS marcam a temperatura errada. durante o FESTIVAL DE INVERNO, tinha relógio na praça mestre Dominguinhos, marcando 25 graus, onde a temperatura era de 12º, vejam que absurdo isso, Na Avenida Rui Barbosa tinha um relógio marcando 70º graus, isso mesmo SETENTA GRAUS, Na noite mais fria do FIG, que foi a do show do Capital Inicial, muitos turistas estavam ironizando. E parece que ninguém resolve o problema, nem a prefeitura se preocupa de SOLUCIONAR ou retirar de vez esses relógios das ruas, já que não dão a informação correta.

    Nicole Braga

    ResponderExcluir