BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Comissão da Verdade de PE apura perseguições na SUDENE

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Comissão da Verdade de PE apura perseguições na SUDENE


A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara promove audiência pública para apurar violações aos direitos humanos contra funcionários (hoje aposentados) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

As oitivas acontecem nos dois turnos (manhã e tarde), da próxima quinta-feira (24), das 9h às 17h, na Sala Calouste Gulbenkian, Fundação Joaquim Nabuco, bairro de Apipucos, Recife.

São sete depoentes: Ulrich Hofmann, Antônio Othon Rolim, Francisco Oliveira, Plínio Soares (chegam de São Paulo e Brasília), Clemente Rosas, Adalberto Arruda e Délio Mendes (residem em Pernambuco).

A repressão militar trouxe, em 1964, as demissões em massa de técnicos e funcionários, considerados opositores ao regime. Os depoentes prestam informações ao colegiado pernambucano acerca do desmonte da SUDENE como órgão responsável pelas políticas de desenvolvimento na região Nordeste.

As declarações ajudarão na elaboração do Relatório Final da Comissão da Verdade de PE, a ser apresentado em junho de 2016. Socorro Ferraz, historiadora e membro da CEMVDHC coordena os trabalhos relacionados à esta relatoria.

Nenhum comentário :

Postar um comentário