BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Deputado prevê aborto de bebê com tendências criminosas no futuro

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Deputado prevê aborto de bebê com tendências criminosas no futuro


'A mãe não será autorizada a dar à luz', disse Laerte Bessa (PR-DF), relator do projeto de redução da maioridade penal, ao jornal "The Guardian" 



Ao elogiar a PEC em tramitação na Câmara, o político disse que a nova legislação seria apenas o primeiro passo e que, "em 20 anos, vamos reduzir para 14, depois 12". 

As declarações foram dadas pelo deputado em entrevista ao jornal inglês "The Guardian". A reportagem, publicada no dia 29 de junho, aborda a superlotação do sistema penitenciário brasileiro e a discussão sobre redução da maioridade penal no país. 

Na última terça-feira (21), a revista brasileira "Fórum" divulgou parte da entrevista. A repercussão negativa das declarações no Brasil, interpretadas como uma defesa aberta do aborto, levou o deputado a publicar na tarde da última quarta-feira (22) uma nota dizendo ter sido mal interpretado pelos jornalistas. 

Segundo o texto, "o deputado defendeu a redução da maioridade penal para os 16 anos e disse que não via impedimento em reduzi-la futuramente para 14 anos, caso os índices de criminalidade entre menores continuassem altos, e estudos apontassem que esse fosse o caminho". "Em nenhum momento, Bessa falou em aborto. O deputado, inclusive, já se manifestou diversas vezes em entrevistas contrariamente ao aborto, crime previsto no Código Penal brasileiro”. 

No entanto, ao dizer em seu Facebook que o periódico inglês descontextualizou sua fala, o repórter Bruce Curb, do "The Guardian" divulgou o áudio da entrevista no qual é possível ouvir claramente, em português, que o deputado realmente falou o que foi publicado. Acesse AQUI áudio original da entrevista que foi divulgado na internet  

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado para solicitar uma entrevista, mas foi informada de que o parlamentar encontra-se em viagem em função do recesso parlamentar e que, por esse motivo, estaria incomunicável.

No Facebook de Laerte Bessa, os internautas não se contentaram com as explicações de sua assessoria. "Continua sendo um boçal.

Dificilmente o jornal ‘The Guardian’ cometeria um erro de tradução por ser um jornal respeitado. Não se esquive e assuma sua postura", cobrou a eleitora Marcela Casagrande. "Não há interpretação errada possível numa frase tão clara e linear, senhor deputado. A única interpretação possível para a declaração acima é de que um jornal extremamente tradicional, respeitado internacionalmente, mentiu. É isso que alega?", questiona Toni Santos. 

Após manobra do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos foi aprovada pelos deputados no dia 2 de julho, um dia depois de ter sido rejeitada. O texto ainda precisa passar por outra votação no plenário da Câmara, antes de seguir ao Senado, onde também será votado duas vezes. 
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela CNT/DMA mostra que 70% dos 2.000 entrevistados são favoráveis à mudança na legislação. 




Nenhum comentário :

Postar um comentário