Uma campanha do Instituto de Segurança Rodoviária da Bélgica para chamar à atenção a imprudência no trânsito colocou pessoas que foram flagradas dirigindo em alta velocidade nas estradas do país para assistirem seus próprios funerais, sem que elas soubessem.
Sob o pretexto de
encontrar com amigos elas se depararam com os seus velórios, que tinham desde o
caixão até familiares de verdade chorando. A campanha misturou amigos de
verdade com atores.
O vídeo da campanha,
batizada de Go For Zero, causa forte impacto emocional para alertar sobre o
número de mortes nas estradas da Bélgica.
No Brasil, dados do SUS (Sistema Único de Saúde) apontam que foram 40,5 mil vítimas em 2013, ante
44,8 mil no ano anterior.
Assista ao vídeo
abaixo legendado em português.
O Movimento Maio Amarelo nasceu com
uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de
mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do
movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A
intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a
sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas,
entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para,
fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema,
engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a
questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o
sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os
quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO
AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao
amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o
comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no
trânsito.
A marca que simboliza
o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização
já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no
combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de
conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e
internacionalmente.
Portanto, a escolha
proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da
sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e,
consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e
responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos
demais cidadãos.
Vale ressaltar que o
MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma
campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do
“MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto,
na medida do possível, durante o ano inteiro.
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