BLOG DO JAKSON FITIPALDI: Carlos Geraldo participa de Fórum da ONU nos Estados Unidos para apresentar os Jogos Mundiais Indígenas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Carlos Geraldo participa de Fórum da ONU nos Estados Unidos para apresentar os Jogos Mundiais Indígenas

Com informações do Ministério do Esporte 



Ao lado do ministro do Esporte, George Hilton, o Secretário de Alto Rendimento (Snear), Carlos Geraldo, está nos Estados Unidos para apresentar os Jogos Mundiais Indígenas. Além de Geraldo, o ministro está acompanhado do embaixador brasileiro da ONU, Antonio Patriota, do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, do diretor do comitê intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, e do representante dos povos indígenas da América do Norte, Wilton Littlechild.

Os Jogos Mundiais Indígenas, marcados para setembro, em Palmas (TO), serão tema de evento paralelo ao Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.  O grupo, participa nesta  sexta-feira (24.), às 13h15 (horário de Nova Iorque), da apresentação dos Jogos às delegações que participam do Fórum da ONU.

SAIBA MAIS:


Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecem de 15 a 27 de setembro de 2015, em Palmas, com a presença de mais de dois mil atletas indígenas representantes de 30 países. Os Jogos são uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, em parceria com o Ministério do Esporte do Brasil e realização da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Extraordinária dos Jogos Mundiais Indígenas.

Com o mote “Em 2015, somos todos indígenas”, a capital do Tocantins está se preparando para receber atletas de dezenas de etnias de todo o mundo. Foi criada a Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas, responsável por toda a organização do evento.

Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Austrália, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias devem participar da competição.

Boa parte do evento é composta por esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração. Outra parcela do evento é composta por esportes ocidentais competitivos, que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas. 

Paralelamente às atividades esportivas, ocorrerá um número imenso de atividades culturais, antes e durante a realização dos JMPI.  Estas atividades culturais serão lideradas pelos povos indígenas do mundo e celebrarão a diversidade, a cultura nativa e as tradições do Tocantins e do mundo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 


Nenhum comentário :

Postar um comentário