BLOG DO JAKSON FITIPALDI: COLETIVOS EM GARANHUNS: DIRIGIR E COBRAR... ASSIM NÃO DÁ!!!

sábado, 28 de março de 2015

COLETIVOS EM GARANHUNS: DIRIGIR E COBRAR... ASSIM NÃO DÁ!!!

Por Jakson Fitipaldi


Sabemos que uma empresa de transporte coletivo tem muitos custos operacionais, entendemos também que hoje as que rodam em Garanhuns são  lucrativas. Por isso, solicitamos  as empresas que analisem  a volta do cobrador de ônibus em todas as linhas municipais, poderíamos duplicar os empregos e assim dar mais segurança aos usuários.

Várias  entidades sindicais em todo país alegam que a dupla função, pela qual o motorista dirige e cobra ao mesmo tempo, (além de prestar atenção ao trânsito e às portas, receber o dinheiro da passagem, calcular e distribuir o troco aos passageiros.) , fere o artigo 28 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro que determina que o motorista deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito..

Para especialistas em medicina de tráfego, dirigir e cobrar tira tanto ou mais a atenção que dirigir e falar ao celular.


O cobrador não pode ser considerado um profissional em extinção, porque o sistema não têm como absorver toda a mão de obra que seria dispensada. Mas muito mais que evitar a dupla função, o cobrador tem outras “utilidades” dentro dos ônibus.

- O cobrador auxilia e opera o elevador do cadeirante, hoje item de acessibilidade no ônibus.

- Fornece informações sobre endereço, localidade, e destino aos passageiros quando perguntado, não tirando assim a atenção do motorista.

- Auxilia a qualquer usuário que venha a passar mal no interior do veículo.

- Junto com o motorista zela pela manutenção do ônibus, organização, qualquer eventualidade que vir a ocorrer no interior do ônibus.

- Na espera do troco de nota acima do permitido pela empresa o cobrador providencia a tempo antes do passageiro descer. Não precisando assim incomodar o motorista que está dirigindo.

- Auxilia o motorista no trânsito como em manobras, retrovisor e até mesmo no itinerário.

- É uma testemunha ocular e facilita a relação de possível fatos. (assaltos, brigas, discussões etc.)

- É garantia de segurança pois com o cobrador, o motorista não será incomodado no seu percurso prestando atenção somente no trânsito.

Um comentário :

  1. É comum na Europa dirigir e receber passagens vez que a maior parte dos passageiros usam cartões que são carregados em máquinas. Passageiros eventuais pagam direto ao motorista em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda etc.

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