Por Jakson
Fitipaldi
Sabemos que uma empresa de transporte coletivo tem
muitos custos operacionais, entendemos também que hoje as que rodam em
Garanhuns são lucrativas. Por isso, solicitamos
as empresas que analisem a volta do cobrador de ônibus em todas as
linhas municipais, poderíamos duplicar os empregos e assim dar mais segurança aos
usuários.
Várias entidades sindicais em todo país alegam que a
dupla função, pela qual o motorista dirige e cobra ao mesmo tempo, (além de
prestar atenção ao trânsito e às portas, receber o dinheiro da passagem,
calcular e distribuir o troco aos passageiros.) , fere o artigo 28 do CTB –
Código de Trânsito Brasileiro que determina que o motorista deverá, a
todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados
indispensáveis à segurança do trânsito..
Para especialistas em medicina de tráfego, dirigir e
cobrar tira tanto ou mais a atenção que dirigir e falar ao celular.
O cobrador não pode ser considerado um profissional em
extinção, porque o sistema não têm como absorver toda a mão de obra que seria
dispensada. Mas muito mais que evitar a dupla função, o cobrador tem outras
“utilidades” dentro dos ônibus.
- O cobrador auxilia e opera o elevador do cadeirante,
hoje item de acessibilidade no ônibus.
- Fornece informações sobre endereço, localidade, e
destino aos passageiros quando perguntado, não tirando assim a atenção do
motorista.
- Auxilia a qualquer usuário que venha a passar mal no
interior do veículo.
- Junto com o motorista zela pela manutenção do ônibus,
organização, qualquer eventualidade que vir a ocorrer no interior do ônibus.
- Na espera do troco de nota acima do permitido pela
empresa o cobrador providencia a tempo antes do passageiro descer. Não
precisando assim incomodar o motorista que está dirigindo.
- Auxilia o motorista no trânsito como em manobras,
retrovisor e até mesmo no itinerário.
- É uma testemunha ocular e facilita a relação de
possível fatos. (assaltos, brigas, discussões etc.)
- É garantia de segurança pois com o cobrador, o
motorista não será incomodado no seu percurso prestando atenção somente no
trânsito.
É comum na Europa dirigir e receber passagens vez que a maior parte dos passageiros usam cartões que são carregados em máquinas. Passageiros eventuais pagam direto ao motorista em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda etc.
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